fbpx

Planejamento sucessório

Providências simples vão amparar a família, evitar conflitos e reduzir custos.

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil, entre abril e julho de 2020 houve um crescimento de 133% nos registros de testamento.

Provavelmente, a pandemia e o momento de incertezas que estamos vivendo levou muitas pessoas a refletirem sobre a necessidade de se fazer um planejamento sucessório em vida.

Planejamento sucessório é um conjunto de medidas que os familiares podem adotar para organizar a herança antes do falecimento e prevenir conflitos. O testamento é um dos principais instrumentos sucessórios, mas há outros como a doação em vida, o testamento vital, e a procuração financeira.

“O mais importante a se destacar é que planejamento sucessório não é algo somente para quem tem um patrimônio muito grande ou só para pessoas mais idosas ou doentes. Deixar as coisas organizadas evita um processo de inventário moroso, desgastante e os altos custos no futuro”, explica o advogado Gustavo Risério especialista em Direito de Sucessões.

A forma mais simples de organização da herança é a doação em vida. Os pais podem passar seus bens para os filhos por meio de uma escritura pública de doação e evitar o pagamento de alguns impostos.

As famílias que possuem algum patrimônio que gera renda como aluguéis e arrendamentos, podem optar por criar uma empresa familiar (holding patrimonial familiar), dessa forma haverá uma pessoa jurídica como dona do patrimônio, e os pais e filhos serão os sócios. Trata-se de uma forma preventiva e econômica de se realizar a antecipação de herança, com maiores benefícios fiscais e blindagem patrimonial.

Embora a presença de um advogado não seja obrigatória para efetuar alguns instrumentos sucessórios – como o testamento, por exemplo – a assistência jurídica pode ser fundamental nessas horas. Afinal, é necessário seguir algumas regras jurídicas a fim de garantir a validade dos documentos e assim, respeitar a vontade da pessoa.

Fazer um planejamento sucessório é mais simples do que pode parecer e evita muitos desgastes para as famílias. Se você tem interesse em saber mais sobre este assunto, entre em contato com a SRS Advocacia. Nossa equipe presta atendimento personalizado para oferecer as melhores soluções jurídicas para o seu caso, atendendo aos objetivos, situação patrimonial, contexto familiar e preferências de cada indivíduo.

Instrumentos sucessórios:
– Testamento
– Doação
– Testamento vital
– Procuração Financeira
– Carta de instrução
– Inventário

Fonte: https://www.cnbsp.org.br/?url_amigavel=1&url_source=noticias&id_noticia=20719&lj=1435

Compartilhe

Rua Martim de Carvalho 723, salas 802/803, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG, CEP: 30190-094

(31) 2531-3036

contato@srsadvocacia.com